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Entregas ao domicílio diminuem emissões

9 - Maio - 2013

imageEncomendar as compras da semana via internet e utilizar o serviço de entregas ao domicílio permite reduzir as emissões de carbono entre 10 e 75%, comparativamente à deslocação ao supermercado, conclui um estudo realizado por Anne Goodchild e Erica Wygonik, respectivamente professora associada e aluna de doutoramento da Universidade de Washington.  Os serviços de entregas ao domicílio servem um conjunto de clientes em cada viagem, pelo que encurtam as distâncias percorridas, os consumos de combustível e as emissões de CO2 para a atmosfera.
O estudo circunscreveu-se à comparação das emissões dos veículos de entregas ao domicílio (das empresas retalhistas ou de empregas específicas para esta actividade) e aos automóveis particulares. A redução das emissões de CO2 é tanto maior quanto mais for a optimização (partilha e combinação) do transporte, o que depende da densidade populacional das áreas e das encomendas. O estudo conclui que o governo deve incentivar o recurso pelos consumidores aos serviços de entregas ao domicílio.
Estes serviços têm ainda benefícios indirectos não menos relevantes, como a diminuição do tráfego rodoviário e o aumento do tempo livre disponível das famílias.

Fonte de informação: Universidade de Washington

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